Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

ENTENDA A BOLSA-AUXÍLIO

QUEM PODE RECEBER?

Podem receber a bolsa-auxílio os estudantes que estiverem matriculados nas turmas do Novotec Expresso no Contraturno, desde que atendam os critérios de elegibilidade conforme abaixo:

  • Estar regularmente matriculado no Ensino Médio nas escolas da rede estadual da Secretaria de Educação, incluindo a Educação de Jovens e Adultos, e nas ETECs do Centro Paula Souza.
  • Apresentar frequência acima de 75% nas aulas do Novotec Expresso no Contraturno no mês de referência.
  • Estudantes de 14 e 15 anos, além dos critérios acima, para receber o auxílio devem ter renda familiar de até 3 salários-mínimos e devem cadastrar um responsável financeiro.
  • O responsável financeiro dos alunos de 14 e 15 anos é quem depois terá que entrar com o seu cadastro no Bolsa do Povo e sacar o bolsa-auxílio.

QUANDO VOU RECEBER A BOLSA-AUXÍLIO?

A bolsa-auxílio do Novotec Expresso tem o valor total de até R$ 600. Esse valor é dividido em 4 parcelas mensais de R$ 150, que são referentes à máxima duração do curso que é de 4 meses – Março, Abril, Maio e Junho. De acordo com o início de turma e das aulas, os estudantes estarão aptos a receber as 4 parcelas, ou aptos a receber 3 parcelas.

O pagamento da parcela mensal se dará após a aferição da frequência no mês subsequente das aulas ministradas. Por exemplo, a parcela da bolsa do mês de Setembro será paga no final de Outubro, desde que em Setembro o estudante tenha frequentado no mínimo 75% das aulas dadas, e assim acontecerá para os outros meses até a conclusão do curso.

Como vou receber a bolsa auxílio?

Os estudantes elegíveis e aptos a receber a bolsa-auxílio receberão as parcelas da bolsa auxílio pelo cartão do Bolsa do Povo:

  • O Bolsa do Povo é quem é responsável por repassar as parcelas de 150 reais aos estudantes.
  • O pagamento é feito exclusivamente via o Cartão Bolsa do Povo.
  • O Cartão Bolsa do Povo é um cartão magnético que será entregue pelo Bolsa do Povo para os estudantes do Novotec Expresso. Caso os estudantes ou seus responsáveis já possuam o cartão do Bolsa do Povo, eles só precisam fazer o saque de cada parcela na data informada.
  • Cada parcela será liberada para ser sacada a partir do dia 20 do mês subsequente das aulas frequentadas.
  • Caso você ainda não tenha um cartão do Bolsa do Povo e é elegível e apto a receber a bolsa, o Bolsa do Povo irá enviar o seu cartão para o Poupatempo ou CRAS mais perto do endereço da sua residência. O Bolsa do Povo irá te enviar um SMS e um email, avisando quando você poderá já ir ao local indicado para fazer a retirada.
  • Você tem três maneiras de fazer o desbloqueio.
  1. Online, acessando a sua área restrita no site do Bolsa do Povo. Acesse via www.bolsadopovo.sp.gov.br,
  2. Por meio da ligação gratuita, 0800 7979 800
  3. Indo pessoalmente nos totens de autoatendimento do Poupatempo.

QUAL O PRAZO PARA RETIRAR A BOLSA-AUXÍLIO?

Após disponibilização da bolsa-auxílio, o valor ficará à disposição do estudante pelo prazo de 90 (noventa) dias. Esse prazo não é prorrogável.

QUANDO O ESTUDANTE NÃO RECEBE A BOLSA-AUXÍLIO?

O estudante do curso do Novotec Expresso no Contraturno não estará apto a receber a bolsa-auxílio caso:

  • Não esteja matriculado no ensino médio da rede estadual;
  • Para quem tem 14 ou 15, não estará apto a receber se a renda familiar mensal foi superior a 3 salários-mínimos;
  • Não tenha frequentado no mínimo 75% das aulas ministradas dentro do mês de referência;
  • Seja beneficiário de seguro-desemprego;

Precisa de ajuda ou ainda tem dúvidas

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento Bolsa do Povo: 0800-7979-800 ou pelo Whatsapp (011)98714-2645.