Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Perguntas Frequentes


Novotec Expresso

 

Novotec Expresso no contraturno

O Novotec Expresso passou por algumas adaptações para 2022:
os cursos serão ofertados de maneira presencial ou online, você pode escolher a opção que mais lhe agrada, porém não poderá cursar as duas modalidades ao mesmo tempo.

São ofertados no total 38 cursos, cada um com duração de 120 horas, realizados ao longo de um semestre.

Há quatro opções de turnos para escolher: manhã, tarde, noite ou integral.

Os turnos de manhã, tarde ou noite ocorrem sempre em dias da semana. Já o turno integral é apenas aos sábados e a carga horária diária pode ser de 6 a 8 horas.

Jovens entre 14 e 24 anos, que já tenham concluído o Ensino Fundamental, podem fazer Novotec Expresso.

Sim! Caso você tenha realizado cursos do Novotec Expresso em anos anteriores (ou se você iniciou o curso e não teve condições de finalizá-lo), você pode fazer outro curso do Novotec Expresso.

Pode sim! E caso não tenha um curso presencial do Novotec Expresso em suas proximidades, você pode também optar pela modalidade remota/online, com aulas síncronas.

Sim. Os alunos que estiverem participando do Novotec Integrado poderão participar do Novotec Expresso.

Sim, estudantes do Centro Paula Souza agora podem fazer cursos do Novotec Expresso!

Escolha um curso no horário em que você estará livre para assim participar das aulas do Novotec Expresso no contraturno.

Todo semestre é informado quais cursos serão oferecidos. Nesse ano, estão sendo oferecidos 38 cursos nas mais diferentes áreas como tecnologia da informação e gestão. Caso você queira saber mais sobre qualquer curso, é só clicar aqui.

A inscrição será realizada pelo site do Novotec.

Primeiro, o jovem precisa fazer um cadastro – quem já tiver se cadastrado antes só precisa fazer o login.

O jovem poderá pesquisar quais cursos estão disponíveis próximos a ele e escolher duas opções, prestando atenção ao local e horário. Cada pessoa só pode fazer um curso por vez.

Para finalizar a inscrição, basta responder algumas perguntas e dar ciência nos Termos e Condições.

É fundamental guardar o login e senha para efetivar a matrícula posteriormente e não se esqueça de cadastrar um e-mail válido, pois você precisará confirmá-lo.

Jovens entre 14 e 24 anos, com ensino fundamental completo estão aptos a pleitear uma vaga no Novotec Expresso. Contudo, é importante ficar atento aos critérios de seleção:

O Novotec Expresso tem como premissa a paridade de gênero dentro das turmas e, como critérios de seleção, dá prioridade aos estudantes matriculados no Ensino Médio i) da rede estadual e ii) das ETECs do Centro Paula Souza. No caso de haver um número maior de inscritos prioritários em um curso do que o número de vagas, a escolha será aleatorizada.

Alunos que já terminaram o ensino estão aptos a se inscreverem, porém com menor prioridade.

A previsão para o início das inscrições para o segundo semestre de 2022 é em julho. As datas podem sofrer mudanças, fique atento ao site.

O processo de matrícula será todo online. Você usará o mesmo login e senha da inscrição para efetivar a matrícula. Não esqueça de guardar essa informação!

Ao final do período de inscrição, os selecionados vão receber um e-mail de convocação para matrícula. Fique atento ao seu e-mail! Algumas mensagens podem ser direcionadas para a caixa de SPAM, fique de olho!

O período de matrícula está previsto para os dias 10, 11 e 12 de agosto. Após ter realizado sua inscrição, fique atento ao site e ao seu e-mail para mais informações, pois as datas podem sofrer mudanças.

A sua matrícula será feita online e nesse momento não há necessidade de apresentar documentos. Você deverá fazer o login no site e confirmar os seus dados.

Previsão é começar no início de setembro de 2022.

Os cursos do Novotec Expresso terão certificação de qualificação profissional de 120h emitida pela unidade de ensino responsável pelo curso.

Mas fique atento: você precisa cumprir todas as atividades e ter 75% de frequência para ganhar o certificado.

Em geral os certificados serão impressos. Você poderá tirar suas dúvidas na secretaria escolar da Unidade de Ensino responsável pelo seu curso.

As aulas do Novotec Expresso são síncronas (ao vivo) via plataforma digital ou presenciais. Caso você não possa participar de alguma aula, poderá ter acesso às atividades propostas e as suas entregas estarão vinculadas com o calendário de sua turma. Lembre-se que é preciso ter 75% de presença nas aulas (online e presenciais) para obter um certificado.

Caso você tenha inserido o e-mail errado, você pode alterá-lo fazendo login em nosso site com seu CPF e senha. Após fazer seu login, clique em seu nome e poderá selecionar a opção “Alterar e-mail”. É fundamental que você faça essa alteração antes do período de inscrição. Caso tenha dúvidas, contate-nos em nossa Central de Ajuda.

Solicite o reenvio do e-mail na área de login para entrar na “Área do Aluno”.

Sim. Caso você tenha realizado o Novotec no ano de 2019, deverá fazer novamente o cadastro.

Não. Acesse seu perfil com o mesmo login e senha usados no primeiro semestre de 2020.

Entre em contato conosco pela Central de Ajuda. É possível que você já tenha se cadastrado antes no Novotec ou no Via Rápida.

As aulas serão distribuídas em no mínimo dois dias. Entretanto, cabe à organização que oferta o curso indicar os dias e a distribuição dessas aulas para cada turma.

Sim! Você pode fazer Novotec Expresso, Novotec Móvel, Novotec Virtual e Novotec Integrado.

Há algumas questões importantes que podem estar relacionadas ao seu RA não ser encontrado. São elas:

Para seu RA ser considerado como “ATIVO”, você precisa estar matriculado(a) no Ensino Médio Regular da rede pública do Estado de São Paulo;

Se você for aluno do Ensino Fundamental em 2021 - 9º ano ou anos anteriores - estes cursos ainda não estão disponíveis para sua faixa etária ou ciclo;

Se você for aluno da modalidade M-Tec, mesmo que faça seu curso em alguma escola pública, você já realiza algum curso técnico público e, portanto, não se enquadra no público-alvo do programa;

Se as questões acima não são seu caso, tente alguma das alternativas abaixo:

Verifique se você está inserindo corretamente todos os caracteres do seu RA;

Tente inserir o RA sem o dígito;

Tente separar o último número e adicioná-lo como dígito;

Verifique se está inserindo corretamente a data de seu aniversário;

Se já tiver tentado todas as alternativas anteriores sem sucesso, entre em contato com a sua escola e verifique se seus dados estão corretos;

Você também pode entrar em contato conosco pelo nossa Central de Ajuda.

Atenção: Caso o problema não seja resolvido até o último dia de inscrição, inscreva-se mesmo sem o RA para não perder o prazo.